segunda-feira, 25 de julho de 2011

CONSEQUÊNCIA

Parte 13


Um Quê e um Porquê






Observe! Na vida tudo se acumula. Músculo se acumula, gordura se acumula, dinheiro se acumula, dívida se acumula, conhecimento se acumula, ignorância se acumula, saúde se acumula, doença se acumula, beleza se acumula, poeira se acumula... até o nada se acumula. Tudo é uma questão de tempo e atenção. Ou de falta de atenção.

Nada é por acaso. O que chamamos de acidente é apenas o acúmulo de vários fatores que não receberam a “devida atenção”.

Tudo o que vivemos e experimentamos depende diretamente da qualidade da nossa atenção. “A Criação está onde está a nossa atenção”.

É interessante perceber que nem sempre estamos conscientes da atenção que damos. Isso é uma “atenção indevida”.

Quando não dedicamos atenção a alguma coisa, essa coisa simplesmente se desfaz, dissocia, degenera, desintegra até deixar de existir.

Quando dedicamos atenção a alguma coisa, essa coisa se manifesta, desenvolve, permanece, fortalece, acontece. É por isso que a atenção indevida, inconsciente, é mais crítica que a falta de atenção. Porque ela nos faz experimentar o que não gostaríamos.

 É a atenção indevida que muitas vezes chamamos de destino. Isso, por conta do lapso de tempo que é necessário para que se manifeste o evento ao qual dedicamos a nossa atenção indevidamente, e assim nos dá a falsa impressão de que o evento ocorreu por influência de alguma força externa ou por pura fatalidade.

O claro exemplo de atenção indevida ocorre com o uso do álcool. Não é a intenção de ninguém adoecer cada vez que bebe, mas o fato é que, quando bebemos álcool, estamos dando atenção indevida ao enfraquecimento do nosso corpo e de nossas células, que morrem intoxicadas com a elevação do teor alcoólico no sangue, provocando a aceleração do processo de regeneração celular – que é limitada – levando a um envelhecimento acelerado dos órgãos. O mesmo acontece com outros tipos de abusos como: noites mal dormidas, raiva, rancor, ciúme, mágoa, orgulho, vaidade, superstição, medo, mau uso do sexo, cigarro e outros hábitos nocivos, geradores de toxinas e neurotoxinas que, se forem praticados em conjunto formam uma reação deletéria em cadeia. Em outras palavras, suicídio!

Damos atenção indevida à destruição do nosso corpo, relacionamentos, atmosfera, florestas, rios, terras, reservas minerais, espécies animais e tudo o que nos fornece condições de existência em nosso planeta, através de hábitos culturais nocivos, que são passados de geração em geração e encarados como normais, mas que na realidade são completamente antinaturais. É por esse motivo que o ser humano sente um vazio interno que nunca acaba e é induzido à necessidade e ao egoísmo crônico – quando há o sentimento de que sempre falta alguma coisa e que sempre está sendo lesado em alguma coisa. Em outras palavras, paranóia!

As sociedades mais avançadas escolheram interromper esse processo inconsciente de autodestruição através da educação e aplicação da “Lei do Rácio”.

O Rácio é a lei matemática que estabelece a probabilidade de que tudo se relaciona em uma proporção de 80/20. Um pequeno número de causas cria a maioria dos resultados. Por exemplo, 80% dos alimentos são cultivados em 20% das terras, 80% dos negócios são gerados por 20% dos clientes, etc.

Esta lei está presente em praticamente todos os aspectos da vida humana.

Assim, agindo com consciência sobre a Lei do Rácio, ao contrário do que o mundo moderno nos leva a crer, podemos aproveitar mais a vida, colocar a nós mesmos e as pessoas que amamos em primeiro lugar, e realizar nossos sonhos. O segredo para isso está em fazermos mais com menos, qualidade em vez de quantidade, dedicando toda a nossa atenção consciente às “coisas que realmente funcionam”.  

Foi observando a Lei do Rácio, que as sociedades mais avançadas aprenderam a gerenciar as suas 24 horas diárias com mais eficácia, aumentando o foco e a atenção, diminuindo o esforço e as preocupações, alcançando mais plenitude, felicidade e prosperidade, eliminando os hábitos culturais nocivos.

Levando-se em conta a aplicação dos 80/20 em nosso cotidiano, é fato que nós somos realmente efetivos, em qualquer atividade, durante no máximo 5h diárias, isto é 20% das 24h de nosso dia.

Uma vida próspera possui cinco aspectos que precisamos vivenciar diariamente de forma equilibrada:

·         Trabalho – Qualquer atividade, remunerada ou não, que faça com que o indivíduo represente “um dente na engrenagem da vida que faz o mundo girar”. É a forma de contribuir com a sociedade, com a humanidade e com o Universo;

·         Saúde – Tudo o que se faz para manter o equilíbrio dos três aspectos do Ser (Mente, Corpo e Alma.); 

·         Relacionamento – É o ato de nos reconhecer através de outras pessoas. É o que nos dá o sentido de integração e unicidade ao mesmo tempo em que nos reconhecemos especiais, exclusivos, importantes e individuais;

·         Lazer - é o momento em que, coletivamente ou individualmente, nos permitimos ter a consciência do prazer, realizando as coisas mais simples da vida;

·         Descanso – É o momento de repor as energias, permitindo que nosso corpo se restabeleça, reorganizando suas funções e se desintoxicando.

Ao dedicarmos atenção efetiva a esses cinco aspectos diariamente, passamos a vivenciar a prosperidade naturalmente e a riqueza se estabelece em nossa vida como resultado deste equilíbrio.

O que nos leva a prosperar é o nosso simples desejo. Quando conseguimos transformá-lo em metas claras que possam ser atingidas através da atenção consciente em ações diárias, que exercitem os principais aspectos da vida humana através do conhecimento e prática do gerenciamento do tempo.

Ter um propósito de vida e viver em harmonia com ele, ter claros os objetivos e metas, meditar diariamente, ter atitude mental positiva, agir com ética e poder pessoal, esperar sempre o melhor, dedicar atenção consciente a tudo o que se faz – saber o quê e o porquê de cada ação e atitude –, ter consciência da unicidade, interação e responsabilidade individual com o coletivo, são os passos efetivos para se experimentar a abundância de tudo o que é bom.

Existe uma forma mais simples e imediata de transformar completamente a vida de qualquer pessoa, ou até mesmo de uma nação, em uma oportunidade única de experimentar o que há de mais sublime na existência humana. Mas poucos buscam, dão atenção, tem capacidade ou se sentem preparados para executar esta tarefa.

A tarefa é apenas lembrar “como as coisas funcionam”.

Isso é bem mais simples e mágico do que a maior parte das pessoas pode imaginar, porque é a forma “como as coisas funcionam” para todos, em qualquer lugar do planeta, independente de raça, credo, cultura, condição social, qualidades, habilidades, passado, futuro, erros, acertos, instintos e virtudes. Funcionam pelo poder da “Lei Natural” que se aplica em qualquer parte do Universo e em qualquer condição, estado ou nível de evolução e todo ser humano sabe intuitivamente como é. A tarefa é lembrar! 

As coisas funcionam em cinco passos simples:

1.    Lembre-se de Quem você É; (“Vós sois Deuses.” Jesus de Nazaré.)

2.    Entenda Quem você É; (O Ser possui três aspectos: Mente, Corpo e Alma – Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo);

3.    Aceite Quem você É; (“Semeia-se o corpo animal, ressuscitará o espiritual. O primeiro é terreno o segundo é celeste. O mistério: Não morremos todos, mas todos nos transformamos.” Coríntios – Capítulo 15, versículo 35-58.)

4.    Seja Quem você É; (Ame a ti mesmo e ame teu próximo como ama a ti mesmo);

5.    Viva o AGORA! (O passado te alicerça, o futuro te inspira e tua vida é teu presente).

O resto é consequência...

Nenhum comentário:

Postar um comentário